Esta é uma obra séria e profunda, em contínuo processo de aperfeiçoamento.
Por isso sempre será atualizada.
APÓSTOLO
1. Desvio religioso de conduta, praticado por aqueles que preferem não seguir após-sábio.
2. Expressão de convicção ou certeza. Ex.: Eu apóstolo que o pastor vai chamá-lo ao gabinete.
BISPO (regionalismo paulistano)
Locução interjetiva usada para se pedir, impacientemente, a repetição de determinada apresentação. Pronuncia-se “bis, pô!”
BLASFÊMIA
Elemento feminino que abunda nas igrejas, ao contrário do elemento masculino correspondente, o blasmacho.
CONQUISTA DA VITÓRIA1. Ato ou efeito de se conquistar o amor de uma componente da União de Jovens (ou de qualquer outra mulher) chamada Vitória.
2. Inversão de termos quando se quer, na verdade, referir-se a Vitória da Conquista, Bahia.
CONVERSÃO
Confabulação interminável, geralmente ocorrida em gabinetes pastorais, entre dois ou mais interlocutores; conversa enorme.
CORRENTE
Artifício usado para se prender os fiéis – e suas contribuições – indefinidamente a determinadas seitas (ver sinonímia de “campanha”).
CRISTÃO
Grande excrescência carnosa existente na cabeça de galináceos. Ex.: Veja só o cristão daquele galo carijó!
CULTO DE LIBERTAÇÃOEvento religioso, geralmente realizado em penitenciárias, no qual se promete que, em breve, inúmeros alvarás de soltura serão distribuídos aos prisioneiros.
CURA INTERIOR
Locução que designa o descrédito em relação às autoridades por parte dos habitantes de regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Ex.: Governador que não cura capital também não cura interior!
DILÚVIO LOCAL
Cataclismo que sobrevém, geralmente no período noturno, ao leito de quem sofre de incontinência urinária, não atingindo outras camas. (Opõe-se a dilúvio universal.)
EBD1. Sigla eclesiástica que, salvo raras exceções, significa “Emburrecimento por Bitola Doutrinária”.
2. Idem, significando “Estamos Bobos, Definitivamente”.
PREGADORElemento (geralmente apóstolo, bispo ou pastor) responsável por infligir grande sofrimento aos ouvintes durante uma pregação, visto que só prega dor.
REFORMA PROTESTANTE
Movimento iniciado por nove entre dez pastores, a qualquer tempo, visando à reforma do templo e dependências, mesmo que sob protestos da congregação.
SACRIFÍCIOAlgo que seres lúcidos, pensantes e livres têm de fazer atualmente para suportar quaisquer reuniões tipicamente eclesiásticas até o final.
SEMINÁRIOLocução indicativa de frustração, relativa a um ente misterioso e indefinível, habitualmente perdido pelo formando após a conclusão do bacharelado em teologia. Ex.: Não sei o que está havendo. Fiz teologia, estou pastoreando, mas me sinto totalmente sem minário!
SESSÃO DE DESCARREGO
Reunião plenária (em certas igrejas cujo sistema de governo a prevê), ansiosamente aguardada, em que os irmãos têm a democrática oportunidade de descarregar uns nos outros toda a fúria até então contida. (Existem relatos de descarrego de microfones, pedestais, cadeiras, púlpitos e até bancos sobre as cabeças de irmãos.)
TEOLOGIA SISTEMÁTICATipo de teologia que, por ser metódica ao extremo, se torna ranzinza, rabugenta. Com o decorrer do tempo desenvolve tendências isolacionistas, visto que o fato de ser muito sistemática a torna uma companhia desagradável e indesejada.
TEOLÓGICOExpressão denotativa de ênfase, normalmente dita a pessoas cujo prenome seja Teobaldo, Teodoro, Teófilo, etc. Ex.: Téo, lógico que perdôo você!
CHOCARRICESAquilo que “evangélicos” empedernidos que fazem “cachorrices” o tempo todo pensam que eu estou fazendo agora!
UNÇÃO ( un-ção)
Delata o destaque do indivíduo. Grau de importância. Tempo de casa. Nível da hierarquia eclesiástica.
ex.: UNÇÃO apóstolos. Outros são só pastores. UNÇÃO para mandar. Os outros, para obedecer. UNÇÃO para cantar, outros para ouvir e comprar muitos cds.
DIACONATO1. Diaco.nato: classificação daquele que nasce diácono;
2. Di.aconato: sal transfigurado; sal de laboratório; que pertence a família do bicarbonato;
Tipo: Irmão Zé, aquele sim, é um DIACO NATO!
OBREIROAuxiliar do pastor que leva a culpa de tudo, sempre.
Ex.: Foi CAGADA do OBREIRO (aquele que obra) João! Aquele faz tudo errado!
JESUS1. Interjeição universal usada para exprimir inúmeros sentimentos e emoções;
2. Nome que representa qualquer personificação transcendental. Segundo estudiosos se fossem contar todas as criações de deuses com o nome Jesus, teria que ser inventada uma classificação de algarismo, para realizar a contagem.
VARÃO Nome dado ao órgão sexual masculino de tamanho avantajado.
VAROAGen. feminino de entidade eclesiástica que o varão (homem, derivado do dito avantajado) quer angariar simpatia e algo mais por meio de preceito e presuposto de ordem divina.
Ex:Eis que Deus te diz varoa: "Tu és minha", "Sái da tua terra, da tua parentela e vem comigo (pelo menos até ali...)".Geralmente as varoas são as mais formosas do meio eclesiático ao qual estão inseridas.
COMPARTILHAR MOTIVO DE ORAÇÃOFalar mal da última vaza da irmã ou do irmão.
FOFOCAFalar qualquer coisa contra o "ungidos de Deus", ainda que seja verdadeiro.
REBELDIAQualquer opinião que seja contrária ao seu líder.
PROFECIAMecanismo paranormal pentecostal para adivinhar futuros maridos, empregos e qq decisão na vida.
MINISTROPequena alteração para maquiar e esconder a palavra sinistro.
CHURIANDALAIASTradução: Enfia até o saco.
a BEN-ÇOADOModo como voltam todos aqueles que sairam do gabinete porque estavam no churiandalaias.
MUNDOLugar que tem um monte de coisa legais pra fazer, mas se o crente fizer a casa cai, todo mundo fics sabendo e o cara é excluido!
LÍNGUA ESTRANHA
Órgão muscular situado na boca e na faringe, aparecendo, em humanos, com extremidade bifurcada, em forma de tridente ou apresentando qualquer outra anomalia. É responsável pelo paladar e auxiliar na mastigação, deglutição e produção de sons desagradáveis, anômalos e repetitivos, que nem anjos nem homens (incluindo o Prof. Pasquale Cipro Neto) conseguem identificar.
INGUA ESTRANHAIrmão chato pra caramba!
(Fonte: Comunidade "Caio Fábio - Ouvintes/ Leitores" no Orkut)