27 de abril de 2009

Contador de histórias.



Caminhar é um ótimo exercício físico. No caminho acontece de tudo. Quando se esta no CAMINHO correto uma coisa é certa, todas as coisas cooperam para o bem. Conterei para vocês duas histórias de caminhada.

Era uma vez numa floresta encantada...
No meio do caminho havia uma pedra, havia uma pedra na beira do caminho...

Brincadeirinha! Rsrs.
Não havia floresta encantada e nem pedra no caminho, havia gente.

***
Fui convocado a participar de uma reunião da liderança a fim de presenciar uma sentença destes a alguém. O tempo todo fiquei em silêncio. Inconformados com o meu silêncio perguntaram minha opinião, respondi que preferiria não optar, pois sabia que nada que eu dissesse mudaria a decisão deles. Mas insistiram tanto que tive que romper o silêncio:

- Só digo uma coisa: Qualquer decisão que eu tome, procuro sempre fazer a pergunta “O que Jesus faria?” e tenho certeza que essa decisão Ele não aprovaria.No que eles responderam:

- Ai que você se engana, pois somos lideres e todas as decisões que tomamos é a vontade de Deus.

Prosseguiram com a decisão e fim de papo. O que eu fiz? Sorri.

***

No fim de uma conversa um jovem preocupado com o futuro do grupo aproximou de mim e disse que o grupo acabaria se eu não participasse mais, respondi que caso isso acontecesse provaria que eles não entenderam nada o que foi pregado por mim. Quando ele entrou na questão da “cobertura espiritual” minha suspeita fora confirmada.

- Jovem, meu teto é de vidro. Basta arremessar uma pedrinha em cima dele para ver se quebrar todinho. Se não consigo dar cobertura segura nem pra mim imagina pra você?

***

Tenho aprendido muitas coisas na caminhada e ainda tenho muita coisa para aprender. Sou apenas um ser imperfeito na busca da Perfeição.

14 de abril de 2009

O declínio do amor.

Se o Evangelho é o amor, tudo se resume nele.

Ao se referir sobre os últimos dias, Jesus disse que o amor de muitos se esfriaria.
Não é interessante que até para comunicar os dias finais o amor é utilizado como referencia.

Fim do amor... Fim do mundo.

Sem amor... Sem vida.

O amor é o termômetro da humanidade. De modo que se queremos saber para onde a humanidade caminha é só observar a temperatura registrada pelo termômetro.

Constatar o esfriamento do amor na humanidade acaba sendo fácil, pois somos assaltados por essa noticia diariamente e olha que nem precisamos ligar a televisão, basta olhar pela janela.

Sabe o que é difícil? O difícil é constatar o esfriamento do amor em nossos corações.
Difícil mais não impossível!

Quantas vezes você chorou com alguém que chorava?
Quantas vezes você ficou feliz pela felicidade alheia?

Hoje o coração da maioria é tão frio que assiste um noticiário televisivo como se tivesse assistindo um filme qualquer. E é mais fácil encontrar uma pessoa a chorar quando a mocinha da novela perde o ‘amor de sua vida’ num acidente trágico de carro por dirigir alcoolizado do que com uma mãe que perde seu filho atropelado por um motorista bêbado. Quando pergunto por que essa pessoa chora recebo como resposta “É que parece muito com a realidade”. Engraçado, muitas vezes a novela parece mais com a realidade do que a própria realidade.

A proposta do Evangelho é que paremos de reparar no ‘cisco da falta de amor’ de muitos e lutemos para tirar a ‘trave da falta de amor’ que esta em nós.

Se quiser saber se o homem está perto ou não de Deus é só ver se ele ama, pois Deus é amor – O teste de DNA para averiguar e comprovar se alguém é nascido de Deus é esse, não existe outro.

O amor da humanidade está em declínio por se afastarem da fonte de amor.

Os seres humanos preferiram trilhar o seu próprio caminho. Trilhando um caminho para fora de Casa. O bom da Boa Nova do Evangelho é que nunca é tarde para tomar o caminho de volta. E o Pai os aguarda, um a um, para a deliciosa Ceia da Reconciliação. O Pai aguarda os seus filhos-pródigos cansarem da lavagem para comer com Ele um delicioso churrasco.

Como toda a história da humanidade gira em torno do amor, não é de espantar que no fim o que nos espera seja essa Ceia.

2 de abril de 2009

Nas nuvens.

Não quero estar debaixo e nem em cima das nuvens.
Desejo estar nas nuvens. Nuvem é a morada dos sonhos.
Preciso de seu branco pra desenhar meu próprio céu e terra.

13 de março de 2009

Uma partida de futebol e um aperto no coração.

Acabei de assistir a vitória do meu time pela televisão. Foi um jogo angustiante. Só consegui relaxar quando o juiz apitou o fim. Mas até lá passei os noventa e tantos minutos num desespero total. Claro que os botafoguenses já estão acostumados com isso, já escutei de alguns torcedores que “Ganhar sem ser no sufoco não é coisa do Botafogo” e eu digo que torcer pelo Botafogo não é pra qualquer um; tem que ter um coração muito forte, senão enfarta – Como diria Roberto Carlos (o cantor): “São tantas emoções”. Por mais que não seja um botafoguense fanático me angustiei assistindo o jogo, para piorar ainda mais a situação do meu lado estava meu pai (botafoguense também) com os seus comentários raivosos – Até entendo ele, quem assistiu Garrincha e Nilton Santos acompanhar essa nova ‘moçada’ é pedir arrego –. Meu pai deixou de ser fanático desde o momento que “futebol virou comercio” (diz ele) e que “sente falta do tempo em que os jogadores jogavam por amor a camisa”.

Essa introdução toda é apenas porque o jogo de futebol serviu-me para abrir os olhos em relação à vida. Notei o quanto nós, os seres humanos, gastamos demasiada energia em questões relativamente ‘bobas’. Como nos angustiamos com coisas tão pequenas nesta vida... “Mas é o meu time!” – Diríamos. Sim, eu sei. O Botafogo foi apenas uma ilustração para transmitir uma idéia. A idéia é que choramos quando o nosso time perde, mas não conseguimos derramar uma lágrima quando o que se perde é uma vida humana. A idéia é que ficamos enfurecidos e discutimos quando alguém bate no nosso carro, mas não conseguimos nos enfurecer e mexer uma ‘palha’ para mudar o quadro social de nossas crianças.

Esse texto na verdade é um pequeno exercício que tenho praticado esses dias. Que tipo de exercício? De que, se a Palavra de Deus é Jesus e Ele habita em mim, tudo a minha volta fala de Deus, até mesmo uma partida de futebol. E é isso. Espero que nenhum botafoguense xiita me crucifique. rs

9 de março de 2009

Atire a primeira pedra.

Lembram daquele caso descrito nas narrativas da mulher que foi pega em adultério?
Dizem algumas pessoas que a narrativa daquele fato foi um pouco alterada, pois havia entre os fariseus um de origem portuguesa. E quando trouxeram a mulher a Jesus os fariseus afirmaram: “- Segundo a lei de Moisés essa mulher deve ser apedrejada!”
Jesus ouvindo aquilo, sentou, desenhou e disse: “- Quem nunca errou atire a primeira pedra.” Os fariseus com o peso na consciência foram largando as pedras um a um, mas de repente... uma pedra atinge a mulher. Jesus assustado olha para o português e diz: “-Manuel, você nunca errou?” E ele: “- Desta distância não rabi.” Rs.

20 de fevereiro de 2009

O Evangelho é Jesus!

O Evangelho é o Verbo. O Verbo se fez carne e veio habitar entre nós. Hoje o Verbo está em nós – Como sabemos Deus não habita em templo feito por mãos humanas, ao contrário, habita na existencialidade de nossos corações –, de maneira que não preciso mais olhar sobre os montes procurando o meu socorro, pois Ele vive em mim e eu vivo Nele.


Se o Evangelho é o Verbo e o Verbo é Jesus, precisamos entender que os quatro evangelhos só se tornam O Evangelho se cridos e praticados com entendimento e consciência. Digo isso apenas para afirmar que O Evangelho não é uma mera informação, mas sim uma encarnação da Palavra em nós. Os evangelhos só se tornam O Evangelho quando se torna realmente uma Boa Noticia que gera vida no nosso ser. Assim como encontramos no Novo Testamento o Evangelho de Cristo escrito nas cartas Paulinas (por exemplo) pode-se dizer que a mesma coisa o Espírito quer que aconteça em nós: Ele quer escrever de suas Palavras em nossos corações de maneira que nos tornemos ‘cartas vivas’. Ainda sobre as cartas paulinas, Paulo escreve nelas aquilo que primeiramente é escrito no seu coração.


“O Evangelho só é Boa Nova para os outros quando primeiramente é Boa Nova para mim.”


Interessante aqui lembrar que Abraão tenha vivido pela fé na Palavra antes da existência da Escritura. Com isso podemos dizer que a Palavra precede a Escritura. “No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela (João 1:1-3).” A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. A Escritura não é a Palavra, mas através dela encontro registros históricos acerca Daquele que é. Lá encontro o que Jesus fez e ensinou. Se Jesus é a Palavra, para que entendamos as Escrituras precisamos ter Ele como a chave-interpretativa da mesma, ou seja, devemos procurar entender a Bíblia pela ótica de Jesus. É fácil! Observe nos evangelhos como Jesus viveu, como Ele tratou as pessoas e entre tantas outras coisas. Depois disto, leia o restante das Escrituras sempre perguntando como Jesus interpretou aquela passagem em sua existência. Para facilitar o entendimento peguemos como exemplo o Salmo 1 – é aquele que diz que felizes são os que não anda no conselho dos ímpios, nem no caminho dos pecadores e muito menos fica na roda dos escarnecedores –, a igreja normalmente interpreta essa passagem como se a pessoa ali referida é um ‘não crente’ (Alguém que não faz parte de nenhuma igreja evangélica), como um evangélico uma vez me disse “Nós não podemos ter amizade com pessoas do ‘mundo’, pois que comunhão pode ter a luz com as trevas”; agora ao observar Jesus somos ‘chocados’, pois Ele andava ironicamente com aqueles que a igreja afirma que não se pode andar – As meretrizes, os cobradores de impostos, os adúlteros, os mendigos, os leprosos e etc. Jesus andava com pecadores de todos os tipos. Quando foi questionado sobre as pessoas que Ele andava, Ele apenas disse que quem goza de boa saúde não precisava de médico, só precisa quem está doente e para nossa felicidade Ele veio para nos tratar. Digo mais, Jesus veio para resgatar os perdidos, trazer esperança para aqueles que a tinham perdido por completo, não veio para esmagar a cana quebrada e nem muito menos apagar a brasa. Engraçado que a classe de pessoas que Jesus não andava e nem sentava na roda era justamente a dos religiosos daquela época. Religião e Jesus realmente não combinam (rs)! Mas percebeu como uma simples passagem muda de sentido dependendo da ótica que a enxergamos? O desafio que tenho para vocês é esse, leia a Bíblia a partir de Jesus. Aquilo que na Bíblia Jesus não encarnou como vida não é Palavra de Deus por mais bíblico que seja. A Bíblia sem o Espírito do Evangelho é morta (Visto que a letra mata mais o Espírito vivifica). O Evangelho gera vida onde quer que Ele caia, o Evangelho mostra o que é a verdade e nos conduz no caminho, afinal Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.


“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelos profetas, nestes ULTIMOS DIAS, nos falou pelo FILHO, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” Hebreus 1.1-2

17 de fevereiro de 2009

Sorria você pode estar sendo filmado.

.
O filho de um conhecido engoliu um dente de leite e perguntou ao pai:
- Papai, o coco vai sair sorrindo? rs
.

11 de fevereiro de 2009

Um poema de Emily Dickinson (1830-86):

“Alguns guardam o Domingo indo à Igreja - / Eu o guardo ficando em casa - / Tendo um Sabiá como cantor - / E um Pomar por Santuário./ - Alguns guardam o Domingo em vestes brancas - / Mas eu só uso minhas Asas - / E ao invés do repicar dos sinos na Igreja - / nosso pássaro canta na palmeira./ - É Deus que está pregando, pregador admirável - / E o seu sermão é sempre curto. / Assim, ao invés de chegar ao Céu, só no final - / eu o encontro o tempo todo no quintal.“

5 de fevereiro de 2009

Comentário indecente.

Um crente pentecostal ao assistir a televisão faz o
seguinte comentário quando descobre que o novo
presidente dos E.U.A é negro:

- É o fim dos tempos. O anticristo já está entre nós.
.
.
.
Nota: Quando criança eu ouvia certos comentários escatologico dos adultos e um deles era esse; Que o anticristo seria uma pessoa de cor escura. Racismo? Deixo isso pra vocês pensarem.

4 de fevereiro de 2009

A revolução do Evangelho.

Diferente de uma reforma, nós cremos numa Revolução do Evangelho. A Revolução só incluirá os cristãos se eles tiverem a coragem de desistir do cristianismo e abraçar o supremo e seguro risco de apenas andar conforme a revelação da Graça de Deus em Cristo, pela Fé, visto que a promessa é que o próprio Espírito sempre haverá de nos conduzir a toda Verdade.

A Revolução do Evangelho não se atém a nenhuma preocupação com construção de coisa alguma. De fato, o grande problema sempre teve a ver com a necessidade de segurança que as pessoas dizem precisar — o que a religião ficticiamente oferece —; e que as impede de apenas andarem pela fé no que Jesus já fez e consumou por todos os homens, daí a perplexidade e a insegurança de ser “dos do Caminho”.

Se quisermos algo sério de verdade, temos que saber que isso demandará de nós uma volta humilde e sem tradições para a Palavra, isso a fim de sermos completamente lavados das tinturas com as quais o cristianismo pintou a fé para nós.

Sei que o que digo é verdade segundo o Evangelho, mas também sei que tal fé é incompreensível para as mentes viciadas no Cristianismo como Religião; e sei que é desinstaladora demais para aqueles que vivem do negócio clerical cristão.

O que creio, portanto, é que há um Basta de Deus em processo de eco no ar... O Reino é Dele. A Igreja é Dele. O Povo é Dele. E Ele mesmo haverá de nos surpreender!

Quem, todavia, deseja “Reformar o Sinédrio”, e pensa que esta é nossa intenção, não nos procure; pois, “reformar o Sinédrio” é sonho de fariseu; sonho esse que Jesus nunca sonhou; por isto mesmo nunca fez nada a respeito! Não adianta brigar contra a Potestade da Religião. Ela se alimenta da briga contra ela. Sim! O ódio a alimenta e a rejeição a fortalece em seus ódios.

Quem, porém, desejar o Novo, então, se quiser ajudar, que não faça mais nenhuma barganha com a religião cristã, e em contrapartida, que se entregue de coração ao Evangelho de Jesus. Que viva conforme a simplicidade da fé que confia que Tudo está Feito, e que não sobrou tarefa complementar e vicária a ser realizada por mais ninguém, nem pela igreja.

O preço que as pessoas pagam pela submissão aos mandamentos de homens é absolutamente inconcebível. Esta é a razão porque a maioria dos cristãos tem apenas “apologia” doutrinária para fazer em defesa da Fé; mas não é ela mesma a grande apologia do Evangelho pela demonstração natural de uma existência livre e pacificada no amor de Deus.

Agora, posto o machado na raiz de toda árvore, chegou o tempo de ser ou não ser; de abraçar o Evangelho, ou, de uma vez, assumir que somos apenas filhos de um híbrido, de uma “frankensteinização” que monta pedaços da revelação conforme a necessidade moral, social, política, econômica; e conforme o curso deste mundo.

Desse modo, sei que sou uma voz quase solitária no deserto.

Mas, na hora em que milhares e milhões, que assim crerem, passarem a viver livres conforme o Evangelho, então, sem pai, sem mãe e sem fundador, a revolução se estabelecerá: sem sede, sem geografia, sem dono, sem tutor, e sem reguladores da fé. Isso, todavia, só será real e genuíno se Jesus for tudo, e o espírito do Evangelho da Graça se tornar a única Lei da Vida.

Caio Fábio

30 de janeiro de 2009

O poema sem fim.

Queria tanto escrever um poema
- Não um poema qualquer.
Mas um poema que marcasse a história:
A história da literatura brasileira.
(Minha humildade não permitiria pensar no mundo)
Esse poema teria uma peculiaridade;
e ela esta bem explicita no titulo: O poema sem fim.
Mas quando peguei o lápis algo me ocorreu.
Pensamentos me pularam na cabeça...
Não posso escravizar um poema – Pois a lei a princesa
.....................................................................[assinou.
Poemas são seres livres – Vem quando quer!
Por isso não o podia prender pelos meus caprichos.
Deixei o poema ir.
Ele muito bonzinho cochichou algo no meu ouvido.
Para quem queria um poema sem fim...
Ouviu baixinho: - A eternidade.


* Sobre esse poema quero dizer que é o meu primogênito.

29 de janeiro de 2009

LEITURA DO NOVO TESTAMENTO

Leia a Palavra com o coração simples e cheio de fé!


“Vós tendes a unção que vem do Santo, e não precisam de que ninguém ensine a vocês!”


LEITURA DO NOVO TESTAMENTO: Cada pessoa no Caminho deve fazer a leitura do N.T. conforme a seqüência que se segue, sem leitura orientada, a fim de que cada um, de si mesmo, verifique o significado do Evangelho sem as leituras pré-condicionantes aprendidas na religião.

Os livros do Novo Testamento foram escritos na seguinte ordem: 1ª. e 2ª. Tessalonicenses; Gálatas, Efésios, 1ª. e 2ª. Coríntios, e Romanos; Colossenses, Filemom; Filipenses, 1ª. e 2ª. Timóteo e Tito; 1ª. Pedro; Marcos; Mateus; Hebreus; Lucas; Atos; Tiago, Judas, 1ª. 2ª. e 3ª. João; o evangelho de João, 2ª. Pedro; e Apocalipse.


CHAVE HERMENÊUTICA: OLHE PARA JESUS E VOCÊ ENTENDERÁ A PALAVRA. "O Verbo se fez carne...", sendo assim, a Encarnação torna-se nossa única e possível chave hermenêutica para entender a Palavra, a mim mesmo, o próximo e a realidade atual.

1. Deve-se ler existêncialmente a Bíblia como tendo seu espirito realizada em Cristo. Ele veio para cumprir tudo. Cumpriu? Sim! Está consumado! Mas cumpriu de uma maneira legal-aos-sentidos? Não! Prova disso que o cumprimento da Palavra em Jesus era justamente aquilo que os mestres da Lei em Seus dias chamavam de transgressão. Assim, há um espírito até na Lei. Jesus cumpriu esse espírito, não suas materializações!

2. Deve-se ler as "falas" de Jesus e não somente fazer (quando se faz) exegese do texto. Antes disso, deve-se perguntar: qual o significado desse ensino de Jesus para Jesus? E a resposta é uma só: veja como Ele lidou com a vida, com as pessoas, com os fatos! Conferindo uma coisa com a outra fica-se livre da construção de dois seres irreconciliáveis: o Jesus que viveu cheio de amor e graça, e o Jesus que ensinou coisas que só os interpretes autorizados conseguem "captar".

3. Desse modo, então, não se faz jamais uma interpretação textual que não coincida com o comportamento e com a atitude de Jesus na questão, conforme o Evangelho. Eu confiro tudo com o espírito de Jesus, conforme o Evangelho.

4. Só assim Jesus não fica esquizofrênico ante os nossos sentidos: o que Ele disse, Ele viveu; e o que Ele viveu, é o que Ele disse.


"Assim, Jesus é a chave hermenêutica para se discernir a Palavra, mas mesmo assim, eu só a conhecerei como Verdade, se eu mesmo a provar na minha carne; e isto é o que acontece quando a gente anda no Caminho; e assim é mesmo quando a gente tropeça."


Leia também:

O Evangelho nas Escrituras e as Escrituras no Evangelho

Para ouvir Deus nesses dias...

O que vem primeiro: a Escritura ou a Palavra?

É pra comer. Não é pra conhecer o cardápio

Jesus lia as Escrituras

27 de janeiro de 2009

Rascunho: Criados para o relacionamento.

De cima da pedra mais alta observava Deus a Adão; enquanto isso Adão reparava os animais no Jardim. Todos tinham um semelhante... Todos menos Adão.

Adão percebe que no meio daquele lindo Jardim faltava ainda algo. Viver num lugar maravilhoso mais só – sem um ser-semelhante – não tem graça, pois a graça é poder compartilhar. Até o paraíso torna-se um tédio quando se esta só. Do que adiantaria o perfume das rosas, o canto dos pássaros, o gosto festivo das mangas rosa, assistir a majestade de uma noite estrelada sem ter ninguém ao lado para se fazer qualquer tipo de afirmação. Em momentos de horas o paraíso tornar-se-ia um inferno.

E disse Deus: “Não convém que o homem continue só”.

Não convém mesmo! O homem precisava com urgência de um outro a sua semelhança. Se Deus não criasse Eva acredito que o próprio Adão criaria - Claro que do jeito limitado dele! Não é esse o caso ocorrido no filme NÁUFRAGO!? O personagem de Tom Hanks fica perdido em uma ilha deserta por vários anos, e, devido ao fato de se encontrar sozinho, sem companhia, surgi a necessidade de criar Sr. Wilson (Suprir a solidão) - Sr. Wilson foi feito não da costela de Tom, mas do sangue e de uma bola de vôlei.

O homem não foi feito para ficar só. O caminho da solidão é o caminho da loucura. Jesus disse que quando os ‘lugares interiores’ ficam vazios, demônios vêm; e fazem ali morada para a realização de tudo o que é pior. Quando se vive uma vida vazia essa que é conseqüência: Demônios vêm habitar em nós. E aqui estou referindo aos demônios do nosso próprio ser.

Deus sabia que o homem não poderia ficar sozinho, mas esperou Adão perceber isso também.
Adão precisaria descobrir isso por si mesmo.

Uma vida sadia impõe o encontro com o próximo.

Pensem nisso!

17 de janeiro de 2009

PEQUENO DICIONÁRIO "EVANGÉLICO"

Esta é uma obra séria e profunda, em contínuo processo de aperfeiçoamento.
Por isso sempre será atualizada.

APÓSTOLO
1. Desvio religioso de conduta, praticado por aqueles que preferem não seguir após-sábio.
2. Expressão de convicção ou certeza. Ex.: Eu apóstolo que o pastor vai chamá-lo ao gabinete.

BISPO (regionalismo paulistano)
Locução interjetiva usada para se pedir, impacientemente, a repetição de determinada apresentação. Pronuncia-se “bis, pô!”

BLASFÊMIA
Elemento feminino que abunda nas igrejas, ao contrário do elemento masculino correspondente, o blasmacho.

CONQUISTA DA VITÓRIA
1. Ato ou efeito de se conquistar o amor de uma componente da União de Jovens (ou de qualquer outra mulher) chamada Vitória.
2. Inversão de termos quando se quer, na verdade, referir-se a Vitória da Conquista, Bahia.

CONVERSÃO
Confabulação interminável, geralmente ocorrida em gabinetes pastorais, entre dois ou mais interlocutores; conversa enorme.

CORRENTE
Artifício usado para se prender os fiéis – e suas contribuições – indefinidamente a determinadas seitas (ver sinonímia de “campanha”).

CRISTÃO
Grande excrescência carnosa existente na cabeça de galináceos. Ex.: Veja só o cristão daquele galo carijó!

CULTO DE LIBERTAÇÃO
Evento religioso, geralmente realizado em penitenciárias, no qual se promete que, em breve, inúmeros alvarás de soltura serão distribuídos aos prisioneiros.

CURA INTERIOR
Locução que designa o descrédito em relação às autoridades por parte dos habitantes de regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Ex.: Governador que não cura capital também não cura interior!

DILÚVIO LOCAL
Cataclismo que sobrevém, geralmente no período noturno, ao leito de quem sofre de incontinência urinária, não atingindo outras camas. (Opõe-se a dilúvio universal.)

EBD
1. Sigla eclesiástica que, salvo raras exceções, significa “Emburrecimento por Bitola Doutrinária”.
2. Idem, significando “Estamos Bobos, Definitivamente”.

PREGADOR
Elemento (geralmente apóstolo, bispo ou pastor) responsável por infligir grande sofrimento aos ouvintes durante uma pregação, visto que só prega dor.

REFORMA PROTESTANTE
Movimento iniciado por nove entre dez pastores, a qualquer tempo, visando à reforma do templo e dependências, mesmo que sob protestos da congregação.

SACRIFÍCIO
Algo que seres lúcidos, pensantes e livres têm de fazer atualmente para suportar quaisquer reuniões tipicamente eclesiásticas até o final.

SEMINÁRIO
Locução indicativa de frustração, relativa a um ente misterioso e indefinível, habitualmente perdido pelo formando após a conclusão do bacharelado em teologia. Ex.: Não sei o que está havendo. Fiz teologia, estou pastoreando, mas me sinto totalmente sem minário!

SESSÃO DE DESCARREGO
Reunião plenária (em certas igrejas cujo sistema de governo a prevê), ansiosamente aguardada, em que os irmãos têm a democrática oportunidade de descarregar uns nos outros toda a fúria até então contida. (Existem relatos de descarrego de microfones, pedestais, cadeiras, púlpitos e até bancos sobre as cabeças de irmãos.)

TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Tipo de teologia que, por ser metódica ao extremo, se torna ranzinza, rabugenta. Com o decorrer do tempo desenvolve tendências isolacionistas, visto que o fato de ser muito sistemática a torna uma companhia desagradável e indesejada.

TEOLÓGICO
Expressão denotativa de ênfase, normalmente dita a pessoas cujo prenome seja Teobaldo, Teodoro, Teófilo, etc. Ex.: Téo, lógico que perdôo você!

CHOCARRICES
Aquilo que “evangélicos” empedernidos que fazem “cachorrices” o tempo todo pensam que eu estou fazendo agora!

UNÇÃO ( un-ção)
Delata o destaque do indivíduo. Grau de importância. Tempo de casa. Nível da hierarquia eclesiástica.
ex.: UNÇÃO apóstolos. Outros são só pastores. UNÇÃO para mandar. Os outros, para obedecer. UNÇÃO para cantar, outros para ouvir e comprar muitos cds.

DIACONATO
1. Diaco.nato: classificação daquele que nasce diácono;
2. Di.aconato: sal transfigurado; sal de laboratório; que pertence a família do bicarbonato;
Tipo: Irmão Zé, aquele sim, é um DIACO NATO!

OBREIRO
Auxiliar do pastor que leva a culpa de tudo, sempre.
Ex.: Foi CAGADA do OBREIRO (aquele que obra) João! Aquele faz tudo errado!

JESUS
1. Interjeição universal usada para exprimir inúmeros sentimentos e emoções;
2. Nome que representa qualquer personificação transcendental. Segundo estudiosos se fossem contar todas as criações de deuses com o nome Jesus, teria que ser inventada uma classificação de algarismo, para realizar a contagem.

VARÃO
Nome dado ao órgão sexual masculino de tamanho avantajado.

VAROA
Gen. feminino de entidade eclesiástica que o varão (homem, derivado do dito avantajado) quer angariar simpatia e algo mais por meio de preceito e presuposto de ordem divina.
Ex:Eis que Deus te diz varoa: "Tu és minha", "Sái da tua terra, da tua parentela e vem comigo (pelo menos até ali...)".Geralmente as varoas são as mais formosas do meio eclesiático ao qual estão inseridas.

COMPARTILHAR MOTIVO DE ORAÇÃO
Falar mal da última vaza da irmã ou do irmão.

FOFOCA
Falar qualquer coisa contra o "ungidos de Deus", ainda que seja verdadeiro.

REBELDIA
Qualquer opinião que seja contrária ao seu líder.

PROFECIA
Mecanismo paranormal pentecostal para adivinhar futuros maridos, empregos e qq decisão na vida.

MINISTRO
Pequena alteração para maquiar e esconder a palavra sinistro.

CHURIANDALAIAS
Tradução: Enfia até o saco.

a BEN-ÇOADO
Modo como voltam todos aqueles que sairam do gabinete porque estavam no churiandalaias.

MUNDO
Lugar que tem um monte de coisa legais pra fazer, mas se o crente fizer a casa cai, todo mundo fics sabendo e o cara é excluido!

LÍNGUA ESTRANHA
Órgão muscular situado na boca e na faringe, aparecendo, em humanos, com extremidade bifurcada, em forma de tridente ou apresentando qualquer outra anomalia. É responsável pelo paladar e auxiliar na mastigação, deglutição e produção de sons desagradáveis, anômalos e repetitivos, que nem anjos nem homens (incluindo o Prof. Pasquale Cipro Neto) conseguem identificar.

INGUA ESTRANHA
Irmão chato pra caramba!



(Fonte: Comunidade "Caio Fábio - Ouvintes/ Leitores" no Orkut)

5 de janeiro de 2009

Velho ou novo Ano.

Para quem não tem Deus ano novo não tem nada de novo, é velho, pois é acompanhado com a vida e essa esta envelhecendo a cada dia.

Pode-se dizer que cada ano que entra é um ano que se vai. Cada ano que se entra é um passo que se dá em direção a sepultura.

- Não é isso que somos ensinados?

Nascer... Crescer... Reproduzir... Morrer.

Ninguém ganha mais um ano por entrar em um ano novo. Ao contrário, perde.
Cada ano que se passa é um anos a menos na existência.

Mas para nós é diferente: - Somos seres da eternidade!

Sabemos que já passamos da morte para vida.
Pois onde abundou o pecado, superabundou a Graça.
Se o salário do pecado é a morte, eu sei que o dom gratuito de Deus é a vida eterna.

Para nós ano novo realmente é ano novo.
Pela simples razão que sempre teremos coisas novas a aprender da parte de Deus.

Feliz ano novo! Feliz vida nova!