O Evangelho é o Verbo. O Verbo se fez carne e veio habitar entre nós. Hoje o Verbo está em nós – Como sabemos Deus não habita em templo feito por mãos humanas, ao contrário, habita na existencialidade de nossos corações –, de maneira que não preciso mais olhar sobre os montes procurando o meu socorro, pois Ele vive em mim e eu vivo Nele.
Se o Evangelho é o Verbo e o Verbo é Jesus, precisamos entender que os quatro evangelhos só se tornam O Evangelho se cridos e praticados com entendimento e consciência. Digo isso apenas para afirmar que O Evangelho não é uma mera informação, mas sim uma encarnação da Palavra em nós. Os evangelhos só se tornam O Evangelho quando se torna realmente uma Boa Noticia que gera vida no nosso ser. Assim como encontramos no Novo Testamento o Evangelho de Cristo escrito nas cartas Paulinas (por exemplo) pode-se dizer que a mesma coisa o Espírito quer que aconteça em nós: Ele quer escrever de suas Palavras em nossos corações de maneira que nos tornemos ‘cartas vivas’. Ainda sobre as cartas paulinas, Paulo escreve nelas aquilo que primeiramente é escrito no seu coração.
“O Evangelho só é Boa Nova para os outros quando primeiramente é Boa Nova para mim.”
Interessante aqui lembrar que Abraão tenha vivido pela fé na Palavra antes da existência da Escritura. Com isso podemos dizer que a Palavra precede a Escritura. “No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela (João 1:1-3).” A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. A Escritura não é a Palavra, mas através dela encontro registros históricos acerca Daquele que é. Lá encontro o que Jesus fez e ensinou. Se Jesus é a Palavra, para que entendamos as Escrituras precisamos ter Ele como a chave-interpretativa da mesma, ou seja, devemos procurar entender a Bíblia pela ótica de Jesus. É fácil! Observe nos evangelhos como Jesus viveu, como Ele tratou as pessoas e entre tantas outras coisas. Depois disto, leia o restante das Escrituras sempre perguntando como Jesus interpretou aquela passagem em sua existência. Para facilitar o entendimento peguemos como exemplo o Salmo 1 – é aquele que diz que felizes são os que não anda no conselho dos ímpios, nem no caminho dos pecadores e muito menos fica na roda dos escarnecedores –, a igreja normalmente interpreta essa passagem como se a pessoa ali referida é um ‘não crente’ (Alguém que não faz parte de nenhuma igreja evangélica), como um evangélico uma vez me disse “Nós não podemos ter amizade com pessoas do ‘mundo’, pois que comunhão pode ter a luz com as trevas”; agora ao observar Jesus somos ‘chocados’, pois Ele andava ironicamente com aqueles que a igreja afirma que não se pode andar – As meretrizes, os cobradores de impostos, os adúlteros, os mendigos, os leprosos e etc. Jesus andava com pecadores de todos os tipos. Quando foi questionado sobre as pessoas que Ele andava, Ele apenas disse que quem goza de boa saúde não precisava de médico, só precisa quem está doente e para nossa felicidade Ele veio para nos tratar. Digo mais, Jesus veio para resgatar os perdidos, trazer esperança para aqueles que a tinham perdido por completo, não veio para esmagar a cana quebrada e nem muito menos apagar a brasa. Engraçado que a classe de pessoas que Jesus não andava e nem sentava na roda era justamente a dos religiosos daquela época. Religião e Jesus realmente não combinam (rs)! Mas percebeu como uma simples passagem muda de sentido dependendo da ótica que a enxergamos? O desafio que tenho para vocês é esse, leia a Bíblia a partir de Jesus. Aquilo que na Bíblia Jesus não encarnou como vida não é Palavra de Deus por mais bíblico que seja. A Bíblia sem o Espírito do Evangelho é morta (Visto que a letra mata mais o Espírito vivifica). O Evangelho gera vida onde quer que Ele caia, o Evangelho mostra o que é a verdade e nos conduz no caminho, afinal Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelos profetas, nestes ULTIMOS DIAS, nos falou pelo FILHO, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” Hebreus 1.1-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário