25 de abril de 2008

Vocação

Continuando o papo passado. Ainda nesta idéia de que a obrigação e a diversão andam juntas, nada daquela coisa de “primeiro a obrigação e depois a diversão”, quero escrever um pouquinho sobre vocação. Vocação vem do latim, ‘vocare’, que quer dizer “chamar”. É um chamado que vem de dentro da gente que nos mostra a existência de algo belo nesse mundo para o qual desejamos entregar ardentemente a nossa vida.

Como já disse, trabalho precisa estar acompanhado de prazer, qualquer tipo de trabalho, inclusive o religioso. Ao meu ver, Deus chama para o trabalho religioso aqueles que de antemão tem essa vocação, como é o caso de Aliocha em “Os irmãos Karamázovi”, um jovem que desde cedo tinha uma certa tendência à religiosidade.

A vida é muito curta. Não devíamos então desperdiçá-la. Aquelas pessoas que encaram o trabalho com sofrimento é que na verdade o seu amor não está ali. Não é admirar que muitos colocam sua esperança numa aposentadoria. Aposentadoria rima com escatologia. Viver a crença de uma felicidade futura já que no presente a vida é uma amargura. Deixando as rimas um pouco de lado. Felicidade não está no destino, ela começa muito antes, na estrada que escolhemos prosseguir.

O povo de Israel só soube murmurar e quem sabe a história, sabe que não entraram na Terra Prometida. Deus não deixaria entrar no paraíso pessoas que não são gratas. Pessoas que murmuram com o ‘maná’, cedo ou mais tarde murmurarão com o ‘leite e mel’. O deserto transformou-se num lugar terrível por causa dos próprios israelitas (o que era para ser 40 dias virou 40 anos). A mesma coisa pode-se falar de nós, a vida é um fardo por que queremos que seja um fardo. O deserto pode virar um oásis, mas para acontecer essa magia primeiramente precisa nascer um oásis dentro de nós.

Precisamos seguir o caminho que amamos. Quando o assunto é a profissão, decida seguir a que sente aquela inclinação. E tudo que fizer faça em memória de Jesus. E quando fazemos aquilo que gostamos estamos disposto até morrer e nem pensamos em aposentadoria. Trabalho tem que ter amor. Deus ama aquilo que é feito com amor, pois Ele é amor.

Nenhum comentário: