27 de outubro de 2008

Meu sincero agradecimento...

Obrigado Deus por ter me escolhido antes da fundação do mundo.
Não porque eu tenha algo de especial, pois o que é especial é a tua graça para comigo;
Não só para comigo, mas para com toda a criação.
E nessa graça tornamos seres predestinados a viver no Seu grande amor.

Versinho

O amor é um passarinho
Que não se sabe direito de onde vem e nem quando chega.
Mas sabe que certo dia aparecerá cantarolando em nossas janelas.

A paixão é uma rosa - Que é coisa certa.
Floresce sempre na primavera.
Não deixa de ser bonita, mas é previsivel.

Pela janela vejo o passarinho com uma rosa no bico.

22 de outubro de 2008

Teologia: O esforço humano de explicar o inexplicável.

Começo enunciando que teologia é todo esforço humano para entender Deus. Agora para a surpresa dos teólogos, eles só podem conhecer aquilo que por Deus é revelado. Tendo em vista isso, o que não é revelado deve entrar no quesito de mistério. Como Paulo diz, “O que de Deus se pode conhecer é manifesto, porque Deus lhes manifestou”, e o que passar disso é especulação. Especulação é coisa de teólogo. Revelação é coisa de Deus. Só conheço de Deus aquilo que é pra ser conhecido. E outra, Deus não é pra ser entendido (Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?), e sim crido. Bem aventurado aquele que não viu, nem entendeu, mas creu de todo coração. E mais, a revelação não se torna revelação apenas por estar escrita nos livros inspirados, antes ela só se torna verdadeira como discernimento no coração iluminado pela Graça.

Continuando. É muita presunção tentar enquadrar Deus em sistemas teológicos, pois Deus é inquadravel. Quando se diz sobre a Revelação, Paulo diz que para os judeus é escândalo e para os gregos, loucura. Engraçado (Chega a ser irônico) que o método que adotamos para os estudos teológicos é justamente o modelo filosófico-grego-aristotélico; onde se “A” é verdade, “B” só pode ser mentira. A problemática acontece quando encontramos assuntos contraditórios, como por exemplo, a Soberania e o livre-arbítrio. Nós pensamos: “Se Deus é soberano o homem não pode ser livre, e se o homem é livre Deus não pode ser soberano”. Acontece que a Bíblia é um livro contraditório e Deus é a própria contradição, isso porque a contradição mora em nossas cacholas (Não em Deus). Achamos que esses assuntos (como outros) são pura contradição porque somos seres limitados e assuntos como esse foge da nossa lógica. Deus não se enquadra na lógica humana. Como explicar um ser que é causa não causada? Estou lembrando de uma piada em que um português queria saber o funcionamento de uma bomba atômica, no qual o amigo pergunta se o mesmo sabia explicar o porquê os bodes cagam bolinhas, como viu que o português não sabia o amigo concluiu: Não entende de merda, vai entender de bomba atômica. Rsrsrs! Por isso tanto Paulo como Jesus falam que só existe uma maneira de entender as coisas de Deus, recebendo a iluminação do próprio Espírito. E assim, para o modelo grego a revelação sempre será loucura, mas a loucura de Deus é mais sabia que a sabedoria humana.

Quando é de Deus é Revelação. Quando é dos homens é cogitação. Não fui chamado para defender Deus. Fui chamado pra pregar as Boas Novas. Não precisamos entender Deus, saber que Ele nos entende já é o suficiente. Teologia que é bíblica é revelação. O que me foi revelado? Que Deus estava em Cristo se reconciliando com o mundo. Ficar discutindo em relação à ordem dos decretos na eleição se é 'amiraldianismo', 'sublapsarianismo' ou 'supralapsarianismo' é bobagem. Basta saber que antes que houvesse luz, houve Cruz, pois o Cordeiro foi imolado antes de qualquer coisa. A teologia deve convergir no Evangelho. Só existe uma maneira de conhecer a Deus, através do Seu Filho. No encontro com o Filho descobrimos o que na verdade somos. Teologia que se preze é assim, na medida em que conheço há Deus (naquilo que pode ser conhecido) devo também me conhecer*. Por esse conhecimento não ser meramente intelectual, invoca no nosso coração um sentido de mudança.

No final, devemos admitir como Paulo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

* - Nota-se que aqui o pensamento teológico estar a serviço da Revelação.

12 de outubro de 2008

Mandamentos do Reino de Deus.

- Ama a Deus de todo o teu coração, com todo o teu entendimento, com toda a tua alma, e adora-o em espírito e em verdade; e não procures saber com tua a mente como e quem é Deus, mas apenas segue a Jesus, pois eis que Nele Deus está revelado.

- Ama a teu próximo como tu amas a ti mesmo, e faze sempre antecipadamente por ele todo o bem que desejas que façam a ti em qualquer situação da vida.

- Jamais atribuas ao mau ou ao diabo bem nenhum que vejas acontecer na Terra, apenas porque achas que os modos da Graça divina ti são desconhecidos, para que não sejas apanhado infamando as obras do Espírito Santo. Nem mesmo faze tal juízo no segredo de teu coração.

- Santifica Deus em amor em teu ser todos os dias, para que todos os dias sejam Sábado de paz e misericórdia no calendário de teu coração; e, assim, santifiques a Deus na paz de teu ser cheio de gratidão e confiança.

- Não repitas os pecados de teu pai, e nem te solidarizes com a infelicidade de tua mãe. Antes, melhora-os em tua vida, andando por caminhos de paz e alegria, de tal modo que ao ti verem eles vejam que tu os honrastes melhorando-os em tua própria vida. Quem sabe assim ainda haverá cura para eles.

- Aprende o contentamento no prazer que é teu, e não busques prazer na companheira ou companheiro de outro homem ou mulher, pois, tal ato não gera prazer, mas apenas medo e desgosto, posto que nenhum ladrão goza das riquezas que roubou, visto que elas carregam vingança em si mesmas.

- Não sintas inveja de ninguém, pois o invejoso é ladrão de almas e de bens gerados por um outro; assim, quanto mais busca o que é de outro, menos possui a si mesmo como bem.

- Não julgues a ninguém, pois não sabes quais são as verdades que as aparências encobrem; e também para que tal juízo não volte sobre tua cabeça, e ti condene sem apelação.

- Exercita teu coração na gratidão e no contentamento, pois é por eles que ficarás livre de toda a cobiça do inferno.

10º - Não te esforces para ti salvares, posto que todo esforço de auto-salvação gera arrogância. Desse modo, apenas aceita que tua salvação está feita, e que aquele que te salva o faz apenas por Sua imensa Graça e Amor. Assim, confia Nele, pois é na confiança que a salvação se faz consumar como bem para o coração.


Segue esses mandamentos com fé e amor, posto que todos eles são amor; e, sem amor, nem eles e nem nada na existência ti trarão qualquer valor ou bem para a vida.


[Caio]