22 de outubro de 2008

Teologia: O esforço humano de explicar o inexplicável.

Começo enunciando que teologia é todo esforço humano para entender Deus. Agora para a surpresa dos teólogos, eles só podem conhecer aquilo que por Deus é revelado. Tendo em vista isso, o que não é revelado deve entrar no quesito de mistério. Como Paulo diz, “O que de Deus se pode conhecer é manifesto, porque Deus lhes manifestou”, e o que passar disso é especulação. Especulação é coisa de teólogo. Revelação é coisa de Deus. Só conheço de Deus aquilo que é pra ser conhecido. E outra, Deus não é pra ser entendido (Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?), e sim crido. Bem aventurado aquele que não viu, nem entendeu, mas creu de todo coração. E mais, a revelação não se torna revelação apenas por estar escrita nos livros inspirados, antes ela só se torna verdadeira como discernimento no coração iluminado pela Graça.

Continuando. É muita presunção tentar enquadrar Deus em sistemas teológicos, pois Deus é inquadravel. Quando se diz sobre a Revelação, Paulo diz que para os judeus é escândalo e para os gregos, loucura. Engraçado (Chega a ser irônico) que o método que adotamos para os estudos teológicos é justamente o modelo filosófico-grego-aristotélico; onde se “A” é verdade, “B” só pode ser mentira. A problemática acontece quando encontramos assuntos contraditórios, como por exemplo, a Soberania e o livre-arbítrio. Nós pensamos: “Se Deus é soberano o homem não pode ser livre, e se o homem é livre Deus não pode ser soberano”. Acontece que a Bíblia é um livro contraditório e Deus é a própria contradição, isso porque a contradição mora em nossas cacholas (Não em Deus). Achamos que esses assuntos (como outros) são pura contradição porque somos seres limitados e assuntos como esse foge da nossa lógica. Deus não se enquadra na lógica humana. Como explicar um ser que é causa não causada? Estou lembrando de uma piada em que um português queria saber o funcionamento de uma bomba atômica, no qual o amigo pergunta se o mesmo sabia explicar o porquê os bodes cagam bolinhas, como viu que o português não sabia o amigo concluiu: Não entende de merda, vai entender de bomba atômica. Rsrsrs! Por isso tanto Paulo como Jesus falam que só existe uma maneira de entender as coisas de Deus, recebendo a iluminação do próprio Espírito. E assim, para o modelo grego a revelação sempre será loucura, mas a loucura de Deus é mais sabia que a sabedoria humana.

Quando é de Deus é Revelação. Quando é dos homens é cogitação. Não fui chamado para defender Deus. Fui chamado pra pregar as Boas Novas. Não precisamos entender Deus, saber que Ele nos entende já é o suficiente. Teologia que é bíblica é revelação. O que me foi revelado? Que Deus estava em Cristo se reconciliando com o mundo. Ficar discutindo em relação à ordem dos decretos na eleição se é 'amiraldianismo', 'sublapsarianismo' ou 'supralapsarianismo' é bobagem. Basta saber que antes que houvesse luz, houve Cruz, pois o Cordeiro foi imolado antes de qualquer coisa. A teologia deve convergir no Evangelho. Só existe uma maneira de conhecer a Deus, através do Seu Filho. No encontro com o Filho descobrimos o que na verdade somos. Teologia que se preze é assim, na medida em que conheço há Deus (naquilo que pode ser conhecido) devo também me conhecer*. Por esse conhecimento não ser meramente intelectual, invoca no nosso coração um sentido de mudança.

No final, devemos admitir como Paulo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

* - Nota-se que aqui o pensamento teológico estar a serviço da Revelação.

Um comentário:

Anônimo disse...

você até que ia bem até usar uma piada que pareceu mais a sua cara...