8 de dezembro de 2007

No meio do caminho.

No meio do meu caminho não tinha uma pedra, havia uma flor.
Havia uma flor no meio do caminho.
Assim como aconteceu com o poeta, também em minha vida nunca esquecerei daquele momento.
Aquela flor no meio do caminho...
Compreendo hoje o que o poeta quis dizer com aquela pedra, deve ter sido a mesma coisa que digo em reverência a flor.
Havia uma flor no meio do caminho. Sim, havia, não há mais.
Que tristeza! Não há mais a flor no meu caminho. O lugar onde estava aquela singela planta, não há mais nada.
Aquela flor pequena e branca...
Aquela flor no meio do caminho...
Flor serena e tranqüila em meio à correria da vida. Correria que nos impede muitas vezes de apreciarmos a beleza única de cada momento.
Beleza única... Momentos perdidos... Vida desperdiçada... “Há se eu pudesse”...
Havia uma flor no meio do caminho. E agora lamento por não ter adornado aquele instante, nem sequer uma foto para por na estante.
Tentei imaginar o que poderia ter lhe acontecido. Alguma criança poderia ter arrancado e feliz dado para sua professora, ou alguma senhorita admirada colocado em seu diário, talvez até num copo d’água. Não questionarei essas atitudes só por achar que o melhor seria deixá-la em paz no seu cantinho enfeitando a vida de muitos, o errado em toda essa história sou eu. Já dizia aquele ditado “Nunca deixe para amanha o que se pode fazer hoje”, deve ser por isso que vivemos sempre no presente. Estava pensando sobre isso dias atras: O futuro existe somente no nosso imaginário, o passado em nossas lembranças, já o presente... Esse é a nossa área de atuação. É até engraçado que o ‘hoje’ é chamado de ‘presente’, a mesma palavra que usamos quando queremos agradar alguém. Esse momento é um presente e presente recebe sem precisar fazer nada em troca. Apenas recebo e fico grato. Recebo e festejo.
Talvez pelo nosso ceticismo recebemos tudo com um olhar de desconfiança e consequentemente não aproveitamos cada momento. Só despertamos quando já é tarde e a flor não está mais no local onde a encontrou.
Pois é! Havia uma flor no meio do caminho.
No meio do caminho havia uma flor e eu... Eu nem lhe perguntei o seu nome.

Nenhum comentário: